IBM desenvolve chip com metal líquido

Sabe aquela hora em que, sem querer, derramamos água ou outro líquido no celular ou notebook? É aquele desastre com circuitos elétricos danificados, perda dos aparelhos e tudo o mais!

Acabei de saber que a IBM quer eliminar esse problema de nossas vidas, criando um processador que funcionará com energia conduzida por um metal líquido que também servirá como sistema de refrigeração. É a primeira vez que é usado metal líquido em chips para conduzir energia e para gerar resfriamento.

No projeto que está sendo orientado pelo pesquisador Bruno Michel no Laboratório de Pesquisa da IBM em Zurique, Suíça, o processador é constituído por centenas de placas de silício (wafers) empilhadas que armazenam o metal líquido chamado vanádio, responsável pela condução de energia e o resfriamento.

Sabe o que isso significa? Que, em breve, teremos dispositivos móveis com chips mais eficientes, uma vez que consumirá menos energia! Se o protótipo for bem sucedido, poderemos andar com um supercomputador em nosso bolso. Mas só depois de 2014, tempo necessário para desenvolver mais as pesquisas.

0

Deixe uma resposta