Base de conhecimento
Grupo Mercantes > Mercantes - Suporte Web > Base de conhecimento

Acesso aos emails: POP, IMAP ou WEBMAIL?

Solução

Uma grande dúvida que nossos clientes tem é na hora de acessar e configurar a sua conta de email. Configuro POP ou IMAP? Nossa  resposta é a seguinte: "depende das suas necessidades!". Abaixo uma breve explicação para que você possa se decidir pela opção que mais lhe agrada. Serve para qualquer programa de email (Outlook, Outlook Express, Eudora, Windows Live Mail, entre outros).

 

POP

Se você optar pelo acesso POP, todas as vezes que o seu programa de email se conectar com o servidor de email, ele irá baixar as mensagens no seu computador.

  • Vantagens: rapidez no acesso aos emails e espaço da conta em disco sempre disponível.
  • Desvantagem: acesso aos emails somente no computador que foi configurado o email.

 

IMAP

O acesso pelo padrão IMAP se faz diretamente ao servidor, ou seja, todos os emails que você está acessando e visualizando em seu programa de email, estão lá no servidor e não são baixados para o seu computador.

  • Vantagem: acesso aos emails através de qualquer localidade e/ou dispositivo.
  • Desvantagem: com o tempo, a sincronização entre seu programa de email e o servidor passam a ficar mais lentas, devido ao volume de emails que tende sempre a aumentar. Se forem criadas pastas e subpastas, o tempo de sincronização será mais demorado ainda.

Caso você tenha a necessidade de criar diversas pastas e subpastas no formato IMAP, sugerimos que ao invés de utilizar programas de email (Outlook, Outlook Express, Eudora, Windows Live Mail, entre outros) para acessar as suas mensagens, acesse sua conta diretamente através do webmail.

 

WEBMAIL

É a forma mais rápida e prática de você acessar os seus emails de qualquer lugar através do seu navegador favorito. Se o seu acesso é por POP, lembramos que você conseguirá visualizar os seus emails deste recurso somente se eles ainda não foram baixados pelo seu programa de email. Já pelo acesso IMAP, todos os emails e pastas criadas estarão lá e o acesso é de forma rápida.

O acesso ao webmail da sua conta é sempre neste padrão: webmail.seudominio.com.br

 
Este artigo ofereceu ajuda? sim / não
Artigos relacionados Como criar respostas automáticas em suas contas de email
Qual a diferença entre acessar os e-mails via Webmail, POP ou IMAP?
Configuração de Conta de Email - IMAP
Detalhes do artigo
ID do Artigo: 4
Categoria: Knowledgebase
Visualizações: 329
Classificação (Votos): Classificações de artigo 3.0/5.0 (4)

 
« Voltar