A nova tecnologia 3D dispensa o uso de óculos

Você assistiu Avatar? Alice no país das maravilhas? Shrek 4? Ou o mais recente sucesso Rio? Pois é, filme em 3D é sempre meio caminho para o sucesso. E depois do cinema os próximos a ganhar as telas 3D serão as TVs, celulares, players e iPods.

cinema3d

Os efeitos em terceira dimensão são cada vez mais comum nas telas de cinema e para um futuro próximo, vamos assistir filmes em 3D sem aqueles óculos – ou melhor já existe!

Vem do Japão essa nova tecnologia de hologramas. Os pesquisadores explicam que, devido à simplicidade do método e sua escalabilidade, os telespectadores não teriam que usar óculos especiais ou sentar em um determinado ângulo para ver as imagens em três dimensões. Diferente dos métodos convencionais que necessitam de um laser de cor única, isto é, os hologramas são criações monótonos, estes trabalham sob a luz normal.

Os pesquisadores japoneses desenvolveram uma tecnologia que é baseada na atividade de elétrons que atuam na superfície de uma película de metal fina com três raios de luz branca, cada raio de luz vem de um ângulo diferente. Cada raio de luz emite uma cor diferente de luz, que então passa através de um holograma RGB, reagindo para formar uma imagem 3D. A técnica promete ser mais eficiência, mais escalável do que os hologramas atuais.

Para desfrutar destes hologramas de nova geração não são necessários o uso de óculos especiais ou um ângulo de visualização específica, anulando dois dos atuais maiores problemas com a tecnologia 3D.

Outro tipo de holograma, o “holograma arco-íris” é normalmente localizado em cartões de crédito, aparece em cores diferentes, sob luz branca. A imagem é filtrada e mudam de cor dependendo do ângulo de visão desses hologramas.

0

Deixe uma resposta