O Web hosting é um mercado extremamente competitivo e nada melhor que uma boa publicidade para atrair novos clientes.
Existem muitas empresas que oferecem “tráfego ilimitado“, no entanto esta jogada não passa apenas de uma estratégia de marketing e que muitas vezes não é tão lúcida como muitos clientes pensam.
Bandwidth ou Largura de Banda é a transferência de dados efetuada através do seu site ou servidor. A verdade é que Tráfego Ilimitado não existe e as empresas que o praticam ou estão a fazer overselling ou então protegem-se com Termos de Serviços (ToS’s) e Políticas de Utilização Aceitáveis (PUA’s) que limitam absurdamente a utilização do serviço aos clientes.
Por outro lado, as empresas podem também limitar a largura de banda por servidor, o que vai tornar a ligação ao seu site lenta caso todos os clientes nesse servidor abusem um pouco dele uma vez que “têm” tráfego ilimitado.
Vejamos por exemplo um caso em que em 100% das hipóteses a sua conta seria suspensa devido ao excesso de consumo de recursos.
Imagine que é programador e desenvolveu um jogo ou uma distribuição Linux por exemplo. Utilizou o BitTorrent para distribuir o software, mas como os seus colegas, amigos e membros da sua comunidade se queixavam que era um pouco lento, decidiu colocar o ficheiro no seu servidor de hosting para que estes o descarregassem via HTTP.
O ficheiro do software ocupa 1GB de espaço, ou seja, cada download será 1GB de tráfego. Agora imagine que durante o software se torna popular e durante o primeiro mês 10.000 pessoas fazem download dele. São 10TB de tráfego.
O que eu relatei acima não vai acontecer… muito antes de 10.000 pessoas façam download do ficheiro da sua conta de alojamento, a sua conta já estará suspensa.
Indignado, vai contactar o suporte do seu serviço de alojamento e irá receber algumas respostas como:
- Nos Termos de Serviço não autorizamos ficheiros com mais de 10MB;
- Nos Termos de Serviço informa-mos que o serviço serve apenas para páginas web e não disponibilização de ficheiros para download;
- A sua conta de alojamento está a consumir recursos (neste caso a largura de banda) em excesso (apesar de ter tráfego ilimitado)
Existem até casos de músicos ou grupos musicais que vêem a sua conta de alojamento bloqueada por partilharem as suas próprias músicas, sendo acusados pela empresa de hosting de partilharem conteúdo protegido pelos direitos de autor.
Isto acontece todos os dias e os clientes pouco ou nada podem fazer, pois as restrições estão listadas nos documentos legais.
De notar que a largura de banda estará sempre limitada, seja pela ligação do DataCenter, pelo Hardware da Datacenter (Switchs e Routers), seja pelo contrato do provedor de serviço com a DataCenter ou até mesmo pelo Hardware do Servidor. Ninguém pode garantir tráfego ilimitado, pois é um valor “irreal”, tudo tem um limite.
Estas empresas vivem na esperança de que 90% dos clientes, não vão ter um uso significativo de tráfego e apenas vão comprar o serviço na ilusão de que têm “tráfego ilimitado”. Por vezes os clientes vão pagar muito mais por um plano com tráfego ilimitado na empresa X do que um com limites e na realidade, o plano na empresa Y com limite de tráfego chegar-lhe-ia perfeitamente. Para além disso estaria a poupar dinheiro e teria provavelmente um serviço com melhor suporte, qualidade e tempo de resposta.
Não se deixem enganar, o tráfego ilimitado não existe. Um destes dias irei também escrever um artigo sobre o “espaço ilimitado“.
MAIO