Saia das senhas convencionais e fáceis de serem descobertas por criminosos digitais!
Procure ser original e criativo nessa hora! Esqueça definitivamente os modelos “1234” ou a data do seu aniversário, ou de casamento, ou do nome do namorado, do cachorro, entre outras muito óbvias.
Uma dica: procure criar senhas com base nas combinações de palavras ou símbolos que sejam fáceis para você, mas nada fáceis para todos que tenham dados sobre você.
Crie senhas diferentes
A prioridade é você e a segurança dos seus dados. Por isso, evite repetir senhas, porque repetindo ficará muito mais fácil de alguém mal intencionado descobrir. Para facilitar a vida, pense em deixar suas senhas ligeiramente diferentes, baseadas em uma regrinha que só você criou na sua cabeça.
Por exemplo, se sua senha é “Amo*finaldesemana”, tente criar uma variação dela com base em um número de vogais presente no nome do serviço. Dá uma olhadinha:
Facebook: amo*finaldesemanadois
Gmail: amo*finaldesemanatrês
Instagram: amo*finaldesemanaquatro
Letras maiúsculas e símbolos – sempre!
Outra dica importante é pensar em palavras, frases ou trechos de músicas e escolher letras específicas para substituir. Por exemplo, substitua o “a” das palavras pelo símbolo “!”. Olha só alguns exemplos:
senh!inf!livel
segur!eprotegid!
!quivocen!oentr!
Viu que fácil?
Use um gerenciador de senhas
Não é fácil memorizar um monte senhas para cada serviço online que a gente usa. É nessa hora que entram em ação os gerenciadores de senhas, que geram senhas difíceis e de forma automática; eles salvam um “banco de senhas e serviços” em um aplicativo do seu celular que fica protegido por uma senha-mestre. Também dá pra fazer a sincronização em vários dispositivos e navegadores de internet e dispensa a necessidade de lembrar cada senha de cabeça.
Alguns exemplos de gerenciadores de senhas
Este app permite que você salve todas as suas senhas em um ambiente protegido por uma senha-mestre ou número PIN. Donos de smartphones com sensores de impressões digitais também podem “destravar” o app desta forma.
Este app é parecido com o primeiro (SafeInCloud) e também tem funções adicionais e extensões para se conectar aos navegadores de internet.
Olha que bacana: você pode usar o Google Chrome, que é um navegador de internet, porque ele oferece funcionalidades emprestadas de gerenciadores de senha que podem facilitar muito sua vida. Depois de instalar o Chrome, é só você registrar com a conta Google e autorizar que o navegador salve as senhas de serviços online. O Chrome permite ainda que o uso dessas contas e senhas seja sincronizado com o computador, tablet e o smartphone.
Existe um serviço online gratuito (em inglês), que serve pra você testar e descobrir o quanto sua a sua senha é segura. É só acessar o link e ver se a sua senha está difícil ou fácil demais de ser descoberta:
https://howsecureismypassword.net/
É bom lembrar que a senha é como se fosse a sua assinatura eletrônica, por isso, é importante que você mude algumas vezes para que ela não seja descoberta.
OUT