Telco afirma que a ferramenta antecipa potenciais ameaças, criando uma barreira de proteção lógica contra diferentes tipos de ataques
A Embratel lançou uma solução inteligente que vem com a promessa de proteger clientes contra ameaças cibernéticas e invasões que podem colocar em risco suas estruturas de TI e de Telecom.
“A prevenção de ataques continua sendo uma grande preocupação das empresas que já estão conscientes da importância do tema, mas que ainda se encontram despreparadas para reagir rapidamente”, pondera Mário Rachid, diretor de soluções da operadora.
A ideia é que o Cyber Intelligence ajude na proteção das estruturas das organizações diante de ataques de hackers e cibercriminosos, garantindo a disponibilidade dos ambientes de tecnologia e telecomunicações.
O executivo estima que a área de proteção da Embratel será uma das de maior crescimento nos próximos anos devido à transformação dos negócios tradicionais dos clientes em novos modelos cada vez mais digitais.
Rachid cita pesquisas que apontam que 60% das empresas sofrerão grandes falhas em seus serviços até 2020 e as equipes de TI dessas organizações não terão habilidade para gerenciar sozinhas esses novos riscos.
“Metade das companhias do mundo terá estruturas em cloud ou data centers externos para recuperação de desastres primários até o ano que vem e, já em 2020, cerca de 30% das 2 mil maiores empresas globais estarão impactadas por grupos de ciberativistas ou cibercriminosos”, completa.
A Embratel afirma que a nova solução destaca-se pela característica preventiva e pela capacidade de identificar previamente possíveis ameaças, inclusive monitorando o que acontece no tráfego da rede e detectando movimentos na Deep Web, Dark Web e de dispositivos de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things).
“Ataques cibernéticos geralmente seguem protocolos similares, sendo programados com uso de técnicas avançadas feitas a partir de pesquisas preliminares de rastreamento das empresas-alvo e de busca de informações públicas disponíveis em redes sociais, blogs e fóruns”, indica a operadora.
A ideia, então, é que com base no material apurado, os cibercriminosos planejam as ações e as ferramentas que irão utilizar para invadir os pontos mais vulneráveis das empresas para tentar ultrapassar seus mecanismos e sistemas de defesa.
Segundo a empresa, o Cyber Intelligence investiga e antecipa potenciais ameaças, criando uma barreira de proteção lógica contra diferentes tipos de ataques.
De forma preditiva, protege os elementos da infraestrutura das empresas antes mesmo da concretização de eventuais ameaças, garantindo a disponibilidade dos serviços e mantendo ativa a conexão à Internet das organizações.
A partir da coleta de dados nos clientes, a Embratel cria um perfil com as características técnicas de cada estrutura. Diante de qualquer alteração, as empresas são avisadas imediatamente sobre movimentos indevidos e sobre as melhores estratégias de defesa para se protegerem das ameaças e para prevenirem novos ataques de negação de serviço (DDoS).
Para o lançamento da solução, foi criado um novo centro de proteção de segurança no data center da telco. Com isso, a empresa amplia seu portfólio de produtos para permitir que médias e grandes empresas tenham acesso a filtros de investigação e a estruturas de segurança digital antes só disponíveis para grandes grupos empresariais.
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