Especialistas de segurança descobriram uma falha no sistema que pode inutilizar os dispositivos.
Essa falha atinge as versões do Android 4.3 (Jelly Bean) até a 5.1.1 (Lollipop), que equivale a mais da metade de todos os aparelhos com Android em uso atualmente.
O problema afeta diretamente o serviço “Media Server”, que é usado pelo sistema para indexar arquivos de mídia que ficam armazenados no dispositivo.
Quando a pessoa tenta processar um arquivo de vídeo *.mkv corrompido, a ferramenta trava e leva junto todo o sistema. O erro ainda não tem solução e, apesar de não comprometer diretamente informações pessoais, parece que ainda assim elas podem ser perdidas pra sempre, já que a falha obriga o usuário a dar um reset no aparelho.
A vulnerabilidade prejudica sons, chamadas e notificações de aplicativos, que são desativados e, se a tela do smartphone ou tablet for bloqueada, ela fica assim permanentemente.
A Trend Micro comentou que a falha pode surgir de duas formas: pela instalação de apps maliciosos que contenham esse tipo de arquivo (*.mkv) ou por meio de sites feitos que afetam os celulares. A grande preocupação do vírus é que ele possibilita a entrada de hackers que, por sua vez, espalham outros vírus, que “sequestram” o sistema por completo e cobram um valor de “resgate” para liberar o aparelho.
A empresa de segurança avisou que já encaminhou todos os detalhes sobre essa falha ao Google, mas até agora a companhia não informou se foi disponibilizada uma correção para o problema.
O jeito é torcer para que o Google e seus parceiros encontrem uma rápida solução para todos.
AGO