Se criar um negócio viável é uma guerra, ter um ótimo nome de empresa é metade da batalha.
O Google seria o site mais visitado do mundo se ele tivesse o nome de Encontre Coisas?
E se o Facebook fosse chamado Diretório de Amigos?
É extremamente importante encontrar o nome certo para a sua loja online para ajudá-la a se destacar da multidão – tanto de uma perspectiva de marca quanto de SEO. Aqui estão seis indicadores sobre como encontrar aquele nome perfeito:
Breve e Simples
Ter um nome curto e sucinto é ótimo por vários motivos. É fácil de lembrar, fácil de pronunciar e cabe no título da página inicial da sua loja com pouca dificuldade. Porém, encontrar um é um pouco mais difícil. Aqui estão algumas estratégias diferentes que você pode tentar:
- Experimente diferentes combinações de palavras curtas. Duas palavras pequenas que rimem podem ficar na memória.
- Invente uma palavra ou ajuste uma existente. Marcas cibernéticas como Google, eBay e Skype têm nomes instantaneamente reconhecíveis, mesmo que não sejam palavras reais.
- Use uma palavra com significado pessoal. Pode ser um apelido que você tem para o seu amado, o nome do seu animal de estimação (uma ideia inteligente se a sua loja tem a ver com amigos peludos) ou até mesmo use o seu próprio nome na sua loja. Usar um nome pessoal facilita com que as pessoas se identifiquem com a sua loja a um nível pessoal.
Seja Diferente
Faça alguma pesquisa de Mercado para descobrir os nomes que estão sendo usados pelos seus concorrentes diretos e tente criar algo completamente diferente. O desafio aqui é inventar um nome que reflita o seu nicho e o tipo de produtos que você está vendendo, sem que o nome da sua empresa seja muito semelhante aos seus concorrentes. Por exemplo, caso esteja vendendo eletrônicos e produtos tecnológicos, você pode ter competidores que usem palavras como “eletrônicos”, “tecnologia” e “futuro” nos nomes. Não use palavras parecidas. Pense de forma diferente e se destaque.
Considere a sua Presença na Internet
Assim que você tiver uma lista de opções para o nome da sua loja, descubra se o domínio escolhido .com está disponível para elas. Isso pode ser difícil, dado que .com é, de longe, o domínio de topo (TLD, do inglês Top-Level Domain) mais popular e tem sido por muito tempo. Eu discuti anteriormente o valor de ter um domínio personalizado para a sua loja e essa é uma consideração importante ao escolher um nome para o seu negócio de comércio eletrônico.
Faça uma Pesquisa no Google
Vá ao Google e veja se os nomes na sua lista aparecem. Você conseguiria chegar ao topo da primeira página? Caso escolha um nome genérico, é bem provável que você não fique em uma posição muito boa. Além disso, é importante verificar se esses nomes estão disponíveis no Twitter, Facebook e outros sites de redes sociais que você quiser usar.
Não Descarte TLDs Chiques
Se o .com para o seu nome escolhido não estiver disponível, considere um TLD diferente. A loja da Shopify Tattly decidiu usar um domínio .ly, tornando-a www.tatt.ly, que é bem legal. O criador de sites About me deixou o seu domínio como www.about.me, que também é genial. Vários analistas SEO dirão que o Google não beneficia tanto estes domínios menos conhecidos, mas a verdade é que nada ainda foi comprovado. Se você fizer tudo certo, você ainda pode ficar em uma classificação tão alta quanto um .com. Sem falar que escolher um domínio chique é muito mais singular.
Não Seja Processado!
Por favor, não seja processado… ou vá para a cadeia… ou nada parecido. Garanta que você esteja legalmente autorizado a usar o nome de empresa que você inventou.
JUL