Robô nasceu de uma parceria do banco com a YDreams, empresa especializada em interfaces naturais
O robô Link237 é um dos funcionários que faz o atendimento a clientes na agência Shopping JK Iguatemi, do Bradesco, em São Paulo. Nesta segunda-feira (15), o Link saiu de seu posto pela primeira vez e veio visitar a redação da Info.
Em ação desde agosto de 2012, Link237 nasceu de uma parceria do banco com a YDreams, empresa especializada em interfaces naturais. O robô funciona no espaço Bradesco Next, um ambiente inovador que mistura novas tecnologias e interfaces. O robô passeia pelo espaço e recepciona os visitantes. Mexe os braços, emite sons, e exibe expressões em um painel azul de LED.
A diretora executiva da Ydreams, Karina Israel, afirma que Link237 surgiu primeiro em um projeto de anúncio digital. O robô fez tanto sucesso que o Bradesco resolveu transformar o Link em um robô de verdade.
Demorou oito meses até que ficasse pronto. As atitudes do robô são orientadas por inteligência artificial. "São várias linguagens e camadas que formam uma estrutura complexa. Não existe outro robô como esse", diz Karina.
Segundo Karina, o Link conta com um sistema multissensorial e outro de microlocalização. Isso permite ao equipamento saber sua localização e orientação, usando para isso dados provenientes de várias fontes, como um sensor de movimento, uma bússola eletrônica, posicionamento por radiofrequência e algoritmos de fusão sensorial.
No ambiente em que o Link237 se movimenta há várias antenas de microlocalização espalhadas pelo espaço físico. Um sistema de triangulação de antenas permite que o robô consiga viver sozinho no local.
ABR