Veja dicas para descobrir se o mensageiro parou de funcionar só para você, em todo o Brasil ou no mundo inteiro
O WhatsApp pode ficar fora do ar para uma parcela dos seus mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo sem aviso prévio. Quedas e instabilidades como a que ocorreu na última semana são inesperadas e, por isso, podem não ser detectadas imediatamente. Em geral, o usuário só suspeita que o WhatsApp caiu e não está funcionando corretamente quando uma conversa é interrompida repentinamente ou quando o número de notificações reduz drasticamente após um determinado intervalo de tempo. Veja a seguir quatro formas de checar se o aplicativo parou de funcionar só no seu celular Android ou iPhone (iOS) ou por causa de uma falha nos servidores da empresa.
WhatsApp parou de funcionar? Veja possíveis causas e soluções:
1. Verifique o funcionamento do app
Comece a investigação checando se o problema não está apenas no seu celular. Feche o app e abra novamente, e tente enviar uma mensagem para mais de um contato. Em geral, falhas de servidor do WhatsApp fazem com que a mensagem saia do app, mas não chegue ao destino. Se a mensagem permanecer com o ícone de relógio ao lado indicando que ela nem chegou a ser enviada, é importante testar a conexão: tente usar outras redes sociais e abrir sites no navegador para descobrir se o 4G ou Wi-Fi está funcionando.
2. Veja relatórios de monitoramento
Falhas de funcionamento do WhatsApp costumam ser acusadas por sites de monitoramento que emitem relatórios online. Verifique serviços como o Outage.Report (https://outage.report/whatsapp). Erros de servidor costumam ocorrer em regiões específicas, então é importante buscar relatórios de falhas especificamente no Brasil. Todas essas ferramentas têm o recurso de mapa.
3. Cheque buscas no Google Trends
No Google Trends, é possível descobrir se houve um pico de buscas como “whatsapp caiu”, “whatsapp fora do ar” ou “whatsapp parou de funcionar”. Se pesquisas do tipo tiveram aumento repentino nas últimas horas, é possível que se trate se um erro de servidor. Digite as palavras-chave no campo superior, defina o Brasil como país de varredura e filtre por “Na última hora” ou “Nas últimas 4 horas”. Um gráfico com tendência crescente indica, possivelmente, que o WhatsApp esteve fora do ar no período para várias pessoas.
4. Pesquise reclamações no Twitter
Usuários têm o costume de usar o Twitter para http:// reclamar quando algum produto do Facebook sai do ar, como é o caso do WhatsApp. Use a ferramenta de buscas e filtre os resultados por “Mais recentes”. Uma falha generalizada no aplicativo tende a gerar um volume alto de tweets descrevendo o mesmo problema, levando o termo “WhatsApp” para os Trending Topics. Também vale buscar por relatos usando hashtags como #whatsappdown.
MAIO