Somos 7 bilhões de pessoas no planeta!

Alcançamos esta marca exatamente hoje, 31 de outubro de 2011, segundo a Divisão de População das Nações Unidas. Nos últimos 50 anos, a população mundial dobrou de tamanho. Apesar disso, o crescimento demográfico foi lento ao longo da história da humanidade.

O 1º bilhão foi alcançado em 1804. Um século depois, por volta de 1927, alcançamos a marca de 2 bilhões. A partir de então houve uma explosão demográfica que está longe de terminar. Em 1959, chegamos a 3 bilhões e em 1974, 4 bilhões. Quem tem mais de 80 anos de idade sabe o que é ver a população triplicar.

Esses idosos viram, nestas 8 décadas, muitas mudanças tecnológicas e sociais. Avanços e descobertas na medicina, diminuição no número de epidemias, queda na taxa de mortalidade infantil e crescimento da expectativa de vida da população. O estilo da vida também foi modificado pelo consumo de produtos que facilitaram o trabalho e a vida doméstica.

Atualmente, há muito mais rigor e cobrança da sociedade em relação às origens dos produtos, exatamente para não haver desperdício nem escassez de matéria-prima para tanta gente. O consumo responsável é, inclusive, uma das razões que nos motiva a usar este blog.

Este vídeo da National Geographic, com legendas em português, apresenta os principais desafios para oferecer os bens essenciais para a qualidade de vida para 7 bilhões de pessoas.

Tantos números e estatísticas despertaram a minha curiosidade: e se fosse possível identificar cada pessoa pela ordem de nascimento? A BBC pensou nisso e publicou uma ferramenta para descobrir qual o seu número numa linha cronológica que enumera os oitenta bilhões de pessoas que já viveram aqui desde o início da humanidade. O cálculo é baseado em estimativas da UNPOP (Divisão de População das Nações Unidas).

Quer saber seu número na Terra? Conheça a ferramenta e informe seus dados. É impressionante!

0

Deixe uma resposta